domingo, 24 de julho de 2011

A ESCRITA

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire )
     A ESCRITA
Temos como meta principal a leitura e a construção da escrita dos nossos educandos.
A escrita é um registro de informações que  proporciona a construção dos  conhecimentos. Toda a atividade  escrita precisa ter sentido.  Porém, não é  uma simples tarefa para o educando, mas sim um desafio, uma  natural curiosidade do espírito  criativo e investigador dele mesmo. Para escrever, a criança necessita de ideias. Essas ideias, certamente estão contidas na leitura.  Portanto, devemos oportunizar o acesso  a livros, revistas , “gibis”, blogs, internet, jornais, o que obviamente fará com que ela adquira o gosto pela leitura motivando-a a escrever cada vez mais.  Assim chegará um momento em que ela escreverá com naturalidade.
A escrita digital é a nova forma de escrever, ou seja, é a evolução da escrita.   Possibilita-nos  escrever, copiar, cortar, apagar, editar, mover e muito mais, por isso o computador é uma ferramenta que vem beneficiar e revolucionar este processo.  
A informática nos auxilia no processo ensino aprendizagem. O professor tem como função ser mediador desse processo,  pesquisando, ensinando e usando essa tecnologia como complemento dos conteúdos na sala de aula.
 Enfim, estamos num mundo em transformação, em evolução. Os recursos da informática estão aí para facilitar nosso trabalho. Porém temos que estar preparados para esta mudança afim de podermos encaminhar de forma satisfatória nossos educandos para este novo desafio.
                                                                                                         Zita M. F. Cendron
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário